quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Palavras e Atitudes

“Que tuas palavras ilustrem teu comportamento e teu comportamento, tuas palavras.” (William Shakespeare). Estava eu catando, pesquisando sobre outro assunto e Sr. William estava lá, bastante provocativo. Não importa o que eu diga, não importa meu gosto, minhas opiniões, religião, minhas boas maneiras. Tudo isso falado MAS não praticado, pode esquecer - vira auto-ajuda.
O melhor legado que posso dar ao meu filho é o meu exemplo, é isso que vai ficar quando ele tiver que fazer a escolha entre uma boa e má atitude, uma decisão bem ou mal tomada na vida. Ele terá o livre arbítrio por companhia, como qualquer um de nós - mas até os animais irracionais tem livre arbítrio. O grande barato é que os meus erros podem ser bons professores, bons exemplos pra ele, desde que os meus “zeros” não se tornem muito pesados pra ele - com o perdão da palavra, aí seria sacanagem.  Esse tipo de reflexão não é nova aqui no blog, mas acredito que se trouxer esse tema da atitude e da palavra, boto meu grão de areia e talvez possa trazer mais gente pra esse lado.
É cansativo encontrar pessoas que despendem um tempo e uma energia enorme vendendo artifícios de si mesmo, 24 horas por dia posando pra foto, mas raramente são pessoas em quem se possa confiar (por acaso essa pessoa te lembrou alguém?). Tenho preferido pessoas mais simples. Traduzindo “simples” – pessoas que pensam simples, falam diretamente o que pensam e, de uma forma muito econômica (mas verdadeira), demonstram algum apreço. O problema é achá-las. Se você achou, mande o telefone que essas são caras.
p.s. - o outro assunto que estava pesquisando era justamente "auto-ajuda" - vai ficar pra próxima, nada é por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário