domingo, 18 de setembro de 2011

Quer alugar meu carro?


Já foi o tempo em que canal alternativo de compra era só o Shoptime. Brasileiro adora comprar pela web, cada vez mais. Os sites de compra coletiva estão aí pra provar que a web está ganhando massa muscular e confiança brazuca na hora de passar o cartão. A consultoria GS&MD-Gouvêa de Souza pesquisou o mercado entrevistando gente: 98% declararam que já comprou pela web. Foram pesquisados mais de 10 mil internautas em 15 países (o Brasil estava nessa) e a média mundial ficou em 88%.  Então bizarrices que vão se tornando viáveis lá fora acabam chegando por aqui. Posso alugar o meu carro em horários ociosos pra um desconhecido ou o inverso, locar o carro de alguém que não conheço.  Posso alugar até uma torradeira ou emprestar minha furadeira pra quem precise. Alugar uma casa por diária, como se fosse um hotel, no Brasil isso já é comum. Cidades como o Rio de Janeiro, em eventos pontuais tais como Ano Novo ou mega shows a beira mar, as pessoas alugam seus apartamentos. Mas lá fora, uma empresa transformou isso em negócio virtual também. Começaram então a surgir algumas empresas para explorar o chamado “consumo colaborativo” via web.
Relay Rides, posso alugar meu carro a um estranho
por algumas horas

A Relay Rides administra o aluguel de carros entre pessoas comuns, a AirBnB intermedia imóveis e a brasileira Descola Aí trabalha na intermediação de tranqueiras domésticas, tanto pra aluguel como pra trocas. Sinal de que a confiança nas relações virtuais está aumentando. Os maiores usuários deste tipo de serviço são justamente pessoas que fazem parte de grandes redes sociais. Sinal também que a web é e vai ser sempre apenas veículo. No final, as relações (e as garantias) são humanas mesmo. Pro bem e pro mal.  
fontes: exame.com, relay rides.com, airbnb.com, descolaí.com & hitmidia.com.br

Um comentário:

  1. A internet é mesmo um excelente meio para reservar o aluguer de carros porque podemos fazê-lo com todo o conforto e rapidez.

    ResponderExcluir