sábado, 3 de dezembro de 2011

Doença de Chagas - Rochagan para crianças

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo Trypanossoma, um parasita alojado no Barbeiro, inseto feio que mora em qualquer lugar onde tenha sangue pra se alimentar, seja gente, vaca, galinha, o que quer que seja. Vivem em zonas rurais e/ou em regiões onde morar não é nenhum paraíso, mas a arte da sobrevivência. São lentos e se alojam nas roupas dos homens, nas penas das aves, próximos de toras de lenha e outros cantos. Existem mais de cem tipos de barbeiros dispostos a ficar chupando o sangue enquanto a vítima dorme. Ele lança a sua tromba como uma agulha de injeção e enquanto suga, perversamente vai anestesiando o local. Fica ali uns 10 a 20 minutos vampirizando, depois se vai. No ano de 2010, em Belém do Pará, foram identificados cerca de 40 casos de Doença de Chagas (contaminação e morte) por ingestão de açaí contaminado com as fezes do Barbeiro.
O Barbeiro - feio e ameaçador, apesar de lento
A doença de Chagas causa cardiopatia severa e lesões tais como megaesôfago, além de inúmeras outras complicações. O tratamento é a base de benzonidasole (Rochagan®), um  remédio que não ajuda muito na fase crônica e com muitos efeitos colaterais. Uma das grandes barreiras históricas é o tratamento de crianças infectadas. Há 40 anos o Rochagan® é apresentado em comprimidos que, nesses casos, precisavam ser fracionados, sempre com grande risco de falha terapêutica. Pois a ANVISA aprovou uma apresentação pediátrica, em pós solúvel, produzido pelo LAFEPE – é a única apresentação desse tipo em tudo o mundo. Leve-se em conta que são cerca de 14 mil infectados recém nascidos/ ano e que  a detecção e tratamento no primeiro ano de vida garante cerca de 90% da eliminação do parasita. Dá pra perceber o quanto essa nova apresentação representa para a Saúde Pública.     
fontes: folha online, abc da saúde website, recanto das letras, fiocruz website e website e wikipedia.

2 comentários:

  1. Onde consigo comprar o Rochagan 100mg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia. O Rochagan não é um medicamento simples de ser encontrado em farmácias comuns. Sugiro entrar em contato com o laboratorio Roche para saber locais para onde estão fornecendo ou com a Secretaria de Saude da sua cidade.

      Excluir