quinta-feira, 17 de maio de 2012

OraQuick - Teste de HIV a venda em farmácias

OraQuick - resultado em 20 minutos
O FDA está a um passo de aprovar o teste para detecção do HIV a ser vendido em farmácias, o OraQuick. O teste é parecido com os testes de gravidez comuns, só que o material coletado não é o xixi e sim a saliva (por swab). O resultado vem em 20 minutos e a margem de acerto é de 93% para positivos e 99,8% para negativos. Segundo o comitê de Recomendações de Produtos Sanguíneos (que recomendou a aprovação por unanimidade) esse índice assegura um potencial maior de prevenção do que de falsos resultados.
Um quinto dos americanos portadores de HIV, cerca de 240 mil pessoas, são responsáveis por cerca de 70% das 50 mil novas infecções detectadas anualmente nos EUA. O FDA acredita que se 50 mil pessoas tivessem acesso ao exame, cerca de 4 mil novas infecções poderiam ser evitadas uma vez que mais pessoas HIV positivo procurariam o tratamento adequado.
A efetividade do exame divide opiniões. O Dr. Arthur Caplan, Universidade da Pensilvânia, pondera: “É um pouco como lutar contra a obesidade com uma balança de banheiro”.

Fontes: The Week, BBC Brasil e Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário