sexta-feira, 4 de maio de 2012

Squash - você prefere usar um óculos ou um tapa olho?


Uma das modalidades que mais cresce no mundo, o Squash esta sendo procurado por diversas pessoas como uma atividade de lazer, perda de peso ou outros objetivos quais sejam. Como muitos começam a jogar sem ter conhecimento algum do esporte, a prática sem orientação adequada pode trazer riscos. Para evitar possíveis aborrecimentos trago algumas dicas.

Óculos para Squash
diversos estilos, muita segurança
Parto do pressuposto que para praticar um esporte a pessoa tenha feito um aquecimento prévio e também possua condições físicas adequadas para sua prática, certo? Daí para frente o perigo é outro. Os aspirantes começam a jogar sem a mínima noção de posicionamento em quadra. Também não dominam as regras adequadas para evitar acidentes. Boladas e raquetadas desferidas entre parceiros de quadra são comuns nesse início de aprendizado. Não isentando também os que jogam há algum tempo. Com iniciantes é naturalmente mais comum, porém os jogadores já experientes volta e meia são premiados com hematomas. E na maioria das vezes, quem é acertado (pela bola ou pela raquete) acaba sendo o real culpado pelo simples erro no posicionamento de quadra. Muitas vezes estes acidentes param nos hematomas, mas o negócio pode ficar sério – uma bolada ou raquetada no olho, por exemplo, pode ter consequências nefastas. O Olho é uma parte muito sensível e um golpe no globo ocular pode causar cegueira. Estudos científicos em Oftalmologia citam o Squash como responsável por alguns casos de deslocamento de retina. Achei a seguinte citação em um site médico: "No momento atual, os esportes mais populares em nosso meio não costumam causar acidentes oculares graves. No entanto, a introdução de novas modalidades de esportes e de mudanças nas regras pode alterar esta tendência (por exemplo: o “Squash” passa a ser comum em alguns meios, e este esporte pode ocasionar graves acidentes oculares, pois a bola de pequena dimensão cabe dentro da abertura orbitária e sua grande velocidade aumenta muito o potencial de trauma)." Para acessar a citação clique aqui.

Você, professor ou dono de academia de Squash, aconselhe fortemente seus alunos e jogadores a usar óculos e faça-os assinar um termo de responsabilidade. Um texto mencionando que o aluno está ciente da importância de utilizar óculos de proteção. Isso cria senso de responsabilidade no aluno e evita também complicações jurídicas, isentando proprietários e professores das responsabilidades pelo não uso. Além disso, tenha pares de óculos reserva para oferecer aos alunos e jogadores – estimule o uso.


Jogadores, amadores, professores não se assustem, meu objetivo aqui é preventivo. É alertar a todos sobre a importância de se usar ÓCULOS protetores. Volta e meia fico sabendo de histórias de jogadores que sofreram acidentes jogando Squash. Não se arrisque a jogar sem óculos, se acostume. Acidentes são muito raros, mas acontecem. Não deixe um momento de lazer e diversão se transformar em uma tremenda dor de cabeça. Portanto óculos moçada! E vamos jogar!

Fabio Milani  - Professor de Educação Física pela Universidade de Maringá. Pós Graduado em Atividade Física e Saúde pelo Centro Universitário de Maringá. Professor e Técnico da Equipe de Squash de Maringá e Londrina. Campeão paranaense 1ª classe de Squash - 2011

4 comentários:

  1. Somente lembrando que nos campeonatos juvenis brasileiros e no sul americano juvenil, nossos garotos já são obrigados a jogar com óculos e isso a longo prazo gera o hábito do uso naqueles que hoje são iniciantes.
    Já pude ver com meus próprios olhos a eliminação de jogadores juvenis que não queriam jogar de óculos e que foram desclassificados por falta dele.
    Paulo E. Berbel (Pai do Vinicius Berbel, Campeão Brasileiro SUB 11 e Campeão Sul Americano sub 11)

    ResponderExcluir
  2. Na nossa Academia (Academia de Squash de Jundiaí) todos os alunos que se matriculam assinam um termo de responsabilidade em que ficam cientes deste risco.
    Também deixamos junto à quadra livre óculos de segurança - esse de acrílico - à disposição para serem usados por quem não tiver ou esquecer.
    Obrigar, a gente não obriga... mas talvez fazendo esse trabalho de conscientização cada vez mais teremos gente se prevenindo de um raro mas possível acidente.
    Parabéns ao Daniel pela divulgação do assunto.

    Julio Berlim................(professor)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os comentarios acima. Eu mesmo já tive a experiência de levar uma bolada. Dói muito e o risco de perda de visão é real - graças à Deus, não teve maiores consequencias. A partir dalí, passei a usar óculos em todas as partidas. Creio que o exemplo estimula as pessoas e aos nossos filhos ao hábito.

    ResponderExcluir
  4. Gente, e quem já usa oculos de grau, como deve fazer pra jogar squash?

    ResponderExcluir